top of page

Cerimônia Religiosa Mensal de Fevereiro e Missa de Setsubun 2019


No dia 3 de fevereiro de 2019, foi realizada na Sede da Oomoto para América do Sul, em Jandira, a Cerimônia Religiosa Mensal de Fevereiro e de Setsubun com a participação de aproximadamente 120 pessoas.

Simultaneamente, no Japão era realizada a Grande Missa de Setsubun, a maior e mais importante cerimônia da Oomoto, na qual são comemorados o reaparecimento de Deus e a Fundação da Oomoto, e também é realizada a purificação do mundo, encerrado a Atividade Hitogata.

Em 2019, a Oomoto celebra 127 anos de fundação e 95 anos de atividades missionárias no Brasil. Por conta desta maravilhosa coincidência em que partes opostas do globo eram realizados o Setsubun-taisai ao mesmo tempo, foram convocados para celebrarem a missa na Oomoto do Brasil, 3 oficiantes da filial de São José do Rio Preto, descendentes diretos do missionário Terukiti Oyama, o primeiro missionário da Oomoto a chegar ao Brasil, em 1924.

Durante a cerimônia religiosa, a oração Kamigoto foi realizada 3 vezes e ao longo dessas orações, um oficiante saiu pelo território sagrado do Hakkoen fazendo a purificação espiritual em todo o local. Esta purificação simbolizava também a limpeza de toda a América do Sul.

Ao final da cerimônia, foi realizado o mame-maki, uma festividade tradicional japonesa realizada nessa época de fevereiro, que consiste em jogar grãos de soja torrados, acreditando-se espantar o mau e trazer a felicidade. Porém, na Oomoto o costume é lançar soja crua.

Quer saber mais sobre o Setsubun-taisai? Baixe gratuitamente a Coletânea Oomoto - Vol. 5 - Setsubun-taisai.

Fotos: Takeshi Fujimoto

225 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Visita dos Diretores da Sede Central da Oomoto

Entre os dias 15 de fevereiro e 7 de março de 2023, a Oomoto do Brasil recebeu a visita do Sr. Kiyotaka Asai e do Sr. Rintarō Suzuki, diretores da Sede Central da Oomoto. Durante a estadia, os diretor

bottom of page