top of page

Trecho da Saudação da Guia Espiritual da Oomoto, por ocasião da Grande Missa de Setsubun do 134º Ano da Fundação da Oomoto

Atualizado: há 2 horas


Quando a Fundadora tinha 56 anos de idade, na noite do Setsubun do 25º ano da Era Meiji (1892), o Grande Deus Kunitokotachi-no-Ōkami manifestou como Ushitora-no-Konjin. A partir desse momento, até sua ascensão, durante 27 anos, a Fundadora serviu fielmente à escrita automática do Ofudesaki.Preocupada com o destino da humanidade que sofria de fome, angústia e dor, mesmo sem conseguir ingerir alimento, dedicou-se com todo o coração ao desejo de salvar não apenas a humanidade, mas todas as formas de vida que habitam esta Terra. Movida por esse sentimento irresistível, praticou em segredo austeras disciplinas de purificação com água, dia e noite, mesmo sob o frio extremo, acumulando purificações sobre purificações. Assim, em seus últimos anos, consagrou-se inteiramente às orações diárias e ao serviço exclusivo ao Divino.

 

Assim como a Fundadora se preocupou com o futuro, hoje existem em todo o mundo muitas pessoas sem lar, expostas às incertezas da guerra, sofrendo de fome e frio. Nós, que vivemos simultaneamente neste mesmo mundo, devemos aprender com a oração sagrada da Fundadora e com o espírito de purificação que ela praticou com o próprio corpo. Devemos retornar aos fundamentos da fé, purificar mente e corpo, não descuidar do polimento diário da alma, servir com gratidão, através das orações da manhã e da noite, e da prática dos ensinamentos, para que todas as pessoas do mundo possam viver tranquilamente e em paz.

 

Já se passou pouco mais de um mês desde o início deste ano, mas no mundo têm ocorrido sucessivamente acontecimentos totalmente inesperados. Com intensas mudanças, o fluxo se transforma, e não podemos deixar de sentir fortemente que Deus está movendo grandemente o mundo, conduzindo a humanidade ao arrependimento em direção à Era de Miroku. O Santo Mestre nos ensinou: “Quando chegar a Era de Miroku, ao praticar o bem, tudo melhorará cada vez mais; ao planejar o mal, será imediatamente destruído, e nenhuma intenção maligna prosperará.” De fato, o mundo está se tornando exatamente assim.

 

No próximo dia 31 de março, em conjunto com a Cerimônia Religiosa em Memória aos 74 anos de Falecimento da Segunda Guia Espiritual, será finalmente realizado o ritual de consagração (Cerimônia Religiosa de Jichin-sai) do terreno do Santuário Ayahata. Logo depois, terá início a construção do templo, e no outono do próximo ano, durante a Grande Missa de Outono em comemoração aos 190 anos do nascimento da Fundadora, será realizada a cerimônia de recepção da sagrada divindade da Fundadora, Wakahimegimi-no-Mikoto, juntamente com o ritual de dedicação pela conclusão do santuário. É um período curto de apenas um ano e dez meses, sem possibilidade de adiamento. Em um momento de tão grande transição, receber Wakahimegimi-no-Mikoto como salvadora na mudança dos tempos só pode ser entendido como expressão da vontade divina.

O Santo Mestre, na obra Contos do Mundo Espiritual, ensinou que tecer é a metáfora para a administração do mundo, e que Wakahimegimi-no-Mikoto é a divindade que organiza a trama vertical e horizontal. Ele compôs: “Chegou o tempo da organização de Wakahimegimi-no-Mikoto, e começou a tecer a bandeira de brocado.” A Segunda Guia Espiritual também afirmou que a princesa tecelã da festividade Tanabata é Wakahimegimi-no-Mikoto, e ensinou que ela é “a divindade que tece o tear da união mundial.”

Que tipo de padrão será esse brocado da união mundial tecido por Wakahimegimi-no-Mikoto? Como o mundo se transformará?

 

Todos os seres e espécies — nós todos — estamos ligados como uma grande família que habita uma única casa, tendo Deus como centro, influenciando-nos mutuamente. Cada existência, por menor que seja, possui sem exceção uma missão insubstituível. Em especial nós, seres humanos, representantes de Deus, devemos tomar a iniciativa em praticar bons pensamentos, boas palavras e boas ações, oferecendo assim um bom exemplo. Devemos aprender e desafiar-nos ativamente em direção à Era de Miroku que se aproxima, adquirindo muitas experiências e manifestando ao máximo nossas capacidades. Ao mesmo tempo, devemos desfazer com cuidado os fios emaranhados do mundo, para que possamos servir ao propósito divino de tecer o magnífico brocado da grande harmonia universal. Que possamos, juntos, valorizar cada dia, servindo com alegria e entusiasmo.

 

 

3 de fevereiro de 2026 (Ano 8 da era Reiwa)

Guia Espiritual da Oomoto, Mestra Kurenai Deguchi

Posts recentes

Ver tudo
Grande Missa de Outono

No dia 06/04/2025, foi realizada no Hakkōen a Grande Missa de Outono de 2025, cujo o oficiante principal foi o missionário especial...

 
 
 

Comentários


© 2018 Associação Religiosa Oomoto do Brasil | Rua Fernando Pessoa, 720 | Jandira | SP

  • YouTube
  • Instagram
bottom of page