top of page

Fundadores e Guias Espirituais

ACERCA DOS FUNDADORES

Na Oomoto há dois fundadores de doutrina, a Fundadora Nao DEGUCHI e o Cofundador Onisaburo DEGUCHI, bem como duas escritas sagradas básicas, Revelações Divinas Contos do Mundo Espiritual. Além destas, há duas outras escritas sagradas, a saber, Rumos Divinos Faróis Divinos (de autoria de Onisaburo DEGUCHI), bem como muitos livros doutrinários adequados a livro sagrado.

A Fundadora, tendo crescido desde a infância numa casa pobre, era analfabeta; entretanto, quando empunhava o pincel, instigada pela divindade, conseguia escrever as palavras divinas até mesmo na escuridão da noite. Há uma passagem, no período inicial, em que ela pediu a um vizinho que as interpretasse, pois não podia ler sua própria escrita.

A partir de 1917 (ano 6 da Era Taishô), por ordem de Deus, o Mestre Onisaburo DEGUCHI começou a compilar, selecionando os elementos textuais e acrescentando caracteres chineses às expressões ininteligíveis grafadas em kana cursivos, para facilitar aos leitores sua exata compreensão. As Revelações Divinas da Oomoto, em 7 volumes, resultam desta compilação.

A parte de Nao DEGUCHI é informar, de antemão, as coisas que acontecerão no mundo, e a de Onisaburo DEGUCHI é trabalhar com piedade e amor plenos, isto é, realizar o plano divino do Céu e da Terra, salvando deuses, religiões, homens, aves, animais e até mesmo insetos.

(Revelações Divinas, parágrafo 793)

 

ACERCA DOS GUIAS ESPIRITUAIS

De acordo com as profecias da Fundadora, as Guias Espirituais da Oomoto devem ser sempre uma mulher, conforme as passagens encontradas nas Revelações Divinas:

A herdeira de Nao é Sumiko, sua filha mais nova.

(Revelações Divinas, parágrafo 258)

O herdeiro da Oomoto, Ayabe, em cada geração, é aquele cujo corpo físico é feminino.

(Revelações Divinas, parágrafo 604)

Eu já disse que a Oomoto de Ayabe terá para cada geração uma herdeira mulher. Com herdeiro homem o mundo não durará eternamente.

(Revelações Divinas, parágrafo 742)

Assim, após a morte de Nao DEGUCHI, Sumiko DEGUCHI, filha de Nao e esposa de Onisaburo, se tornou a Segunda Guia Espiritual, sendo mais tarde sucedida por sua filha Naohi DEGUCHI, sua neta Kiyoko DEGUCHI e sua bisneta, Kurenai DEGUCHI, atual Guia Espiritual da Oomoto.

Consideramos também como Guia Espiritual Coadjuvante, o Mestre Hidemaru DEGUCHI, marido da Mestra Naohi DEGUCHI.

 

BIOGRAFIA DOS FUNDADORES E GUIAS ESPIRITUAIS

 

Nao DEGUCHI, Fundadora da Oomoto. Nasceu em 1836, em Fukuchiyama, na província de Kyoto. A partir de 1893, dedicou-se à escrita automática das revelações de Deus, referentes à Purificação e Reconstrução do Mundo, bem como ao advento da época de Deus. Seus escritos somam cerca de 10 mil cadernos de 20 folhas de papel japonês, e foram denominadas Escrita Sagrada da Fundadora. Ascendeu aos céus em 1918. 

 

Onisaburo DEGUCHI, Cofundador da Oomoto. Nasceu em 1871, em Anao, próximo a Kameoka, província de Kyoto. Seu nome era Kisaburo Ueda. Casou-se com Sumiko, filha de Nao, entrando para família DEGUCHI. Como grande médium clarividente, recebeu as revelações de Deus e estabeleceu a base da doutrina. Organizou o movimento oomotano. É reverenciado com o nome de “Santo Mestre”. São abundantes suas obras de pintura, caligrafia, cerâmica, construção de jardins e arquitetura. Autor dos Contos do Mundo Espiritual (81 volumes), Obras de Onisaburo (8 volumes), Poemas (principalmente tanka, em 10 volumes), etc. Introduziu o Esperanto na Oomoto em 1923. Em 1925 fundou a organização Universala Homana Asocio – Associação Universal de Amor e Fraternidade. Por duas vezes sofreu severa perseguição policial por ordem do governo japonês; principalmente por ocasião do Segundo Caso Oomoto (iniciado em 1935), esteve preso durante sete anos. Após esses fatos, reorganizou o movimento. Ascendeu aos céus em 1948. 

 

Sumiko DEGUCHI, Segunda Guia Espiritual da Oomoto. Nasceu em 1893. Filha de Nao. Juntamente com Nao e Onisaburo dedicou-se à Santa Causa. Adorada como a mãe, em virtude de sua personalidade magnânima. Suas pinturas e seus escritos de “arte sem arte” causam admiração até a especialistas. Autora de Poemas, Autobiografia. Concomitantemente com Onisaburo, esteve encarcerada durante seis anos e oito meses. Ascendeu aos céus em 1952. 

 

Naohi DEGUCHI, Terceira Guia Espiritual da Oomoto. Nasceu em 1902, filha de Onisaburo e Sumiko. Casou-se com Hidemaru em 1928. Depois que sua mãe Sumiko ascendeu aos céus, em 1952, Naohi assumiu a posição de Mestra. Dotada de grande talento nas artes da caligrafia, pintura, cerâmica; corifeu do nô e cerimônia do chá, que ela própria representava e praticava; autora de alguns volumes de tanka e pequenos ensaios. Ascendeu aos céus em 1990. 

Hidemaru DEGUCHI, Terceiro Guia Espiritual Coadjuvante da Oomoto. Nasceu em 1897, em Kurashiki, província de Okayama. Após o terceiro ano de estudo na Faculdade de Letras da Universidade de Quioto, abandonou-o voluntariamente, filiando-se à Oomoto. Em 1928 casou-se com Naohi, filha de Onisaburo e Sumiko. Grande médium clarividente. Autor de alguns volumes de pensamentos religiosos e ensaios; de numerosos haicais, tanka didáticos, pinturas e caligrafias. Ascendeu aos céus em 1991. 

 

Kiyoko DEGUCHI, Quarta Guia Espiritual da Oomoto. Nasceu em 1935. Terceira filha de Hidemaru e Naohi DEGUCHI. Em 1959 concluiu os estudos na Faculdade de Literatura Japonesa. Em 1960 foi admitida para trabalhar na Sede Central da Oomoto; em 1968 começou a ensinar yakumokoto; em 1971 dirige o Jardim Botânico Kameyama. Em maio de 1982 foi nomeada sucessora da Terceira Guia Espiritual e em janeiro de 1988 tornou-se substituta oficial da Terceira Guia Espiritual, representando-a nos rituais da Oomoto e outros eventos públicos. Em dezembro de 1997 visitou o Brasil para participar da Comemoração dos 40 anos do Templo Aizendô. Ascendeu aos céus em 29 de abril de 2001. 

 

Kurenai DEGUCHI, atual Guia Espiritual da Oomoto. Nasceu no dia 15 de dezembro de 1956, em Kameoka. É a segunda filha dos senhores Yasumi e Asako Hirose. A Sra. Asako Hirose é a segunda filha da Terceira Guia Espiritual da Oomoto, Sra. Naohi DEGUCHI e do Terceiro Guia Espiritual Coadjuvante, Mestre Hidemaru DEGUCHI. Após o estudo de farmacologia na Universidade Hokuriku, trabalhou como farmacêutica numa casa de saúde chinesa, entre outras. É habilitada na arte da Cerimônia do Chá, teatro Nô e Ikebana, e é amadora de culinária, leitura, costura e equitação. Em 22 de abril de 2001, foi adotada pela Quarta Guia Espiritual da Oomoto, Sra. Kiyoko DEGUCHI, que a nomeou Herdeira da Liderança. Assumiu o cargo de Guia Espiritual da Oomoto no dia 29 de abril de 2001. 

23 三代 陶「茶碗・松の図」.jpg

Cerâmica produzida pela Terceira Guia Espiritual da Oomoto, Mestra Naohi DEGUCHI

bottom of page