top of page

Atividade Hitogata

01- Capa.jpg
03- Leitura.jpg

Leitura do Hitogata, durante a Grande Missa de Setsubun

Montagem Hitogata Katashiro.jpg

Acima o Hitogata e abaixo, Katashiro, com seus respectivos Certificados de Purificação

GRANDE RITUAL DE PURIFICAÇÃO DA OOMOTO

 

A Grande Missa de Setsubun é o grande ritual de purificação da Oomoto. Essa cerimônia é no dia 3 de fevereiro no Templo Choosei-den, no Japão.

Por meio da cerimônia são feitos pedidos de Paz Mundial, Purificação do Universo, do Mundo, da Humanidade e de todos os seres vivos existentes na Terra, e também, para que se tenha uma boa colheita no ano que se inicia.

Aproximadamente 4.000 pessoas assistem à Cerimônia Religiosa.

 

 

O QUE É O HITOGATA?

 

Hitogata é um formulário de pedido para purificação espiritual, cujo fundo há uma figura humana. Já o Katashiro é o formulário voltado para bens materiais.

Quando as pessoas querem a purificação de seus parentes e amigos, preenchem o Hitogata, e este é enviado ao Japão, onde é realizada a Grande Missa de Setsubun, a missa mais importante da Oomoto.

 

Nessa cerimônia mais de 3.000.000 de Hitogata, vindos de várias partes do globo terrestre, são lidos, e os oficiantes fazem orações e purificações, para que essas pessoas recebam a purificação e a proteção de Deus. No final, todos os papéis são lançados nas águas do Rio Wachi, concretizando a purificação (1ª foto).

 

 

POR QUE DEVO PARTICIPAR DA ATIVIDADE HITOGATA?

 

Quando se trabalha, brinca ou até mesmo quando ao caminhar, mesmo sem desejar se sujar, acaba-se muitas vezes se sujando.

Semelhante ao corpo, a alma também se suja. Por mais que se deseje e lute, a alma acaba se sujando ao longo do tempo por pensamentos negativos, tais como inveja, ganância, egoísmo etc. Toda vez que tais pensamentos negativos vêm à mente, a “sujeira” que se forma, fica grudada na alma.

No caso da sujeira material, basta tomar um banho para se sentir limpo; porém, a maioria das pessoas não sabe limpar a alma.

Da mesma forma como não é possível se sentir bem quando se está sujo, tal sentimento ocorre também quando a alma está suja.

Quando a alma se suja, não é possível receber sentimentos bons.

Pode-se purificar a alma, diariamente, de diversas maneiras, através de orações, por exemplo.Todavia, uma vez por ano, deve haver uma purificação geral, mais profunda.

Para tanto, há uma data e uma maneira correta, escolhida por Deus. A maneira é por meio do Hitogata e a data certa, 3 de fevereiro. 

 

COMO PREENCHER O HITOGATA?

 

  1. Preencher o Hitogata e Katashiro com sentimento de muita fé, em um local limpo.

  2. Usar uma folha de Hitogata para cada pessoa.

  3. Cada folha será lida por um oficiante, diante o altar, portanto, deve-se preencher utilizando letra de forma legível os campos necessários (veja exemplo).

  4. No caso de casas, terrenos, veículos em geral, estabelecimentos comerciais, devem ser mencionados no Katashiro, em letra de forma legível, com todos os dados (veja exemplo): nome do proprietário, endereço, dados dos patrimônios mencionados (placa, marca e ano dos veículos).

  5. Tamagushi (contribuição) é de livre vontade de cada um, mas com o sentimento de oferecer a Deus. Ao fazê-lo, colocar o Tamagushi no envelope adequado, com seu nome.

  6. Feito os procedimentos acima, receber o Certificado de Purificação. Recebe-se um certificado por formulário preenchido.

  7. Os certificados de purificação antigos, devem ser guardados e enviados para a Sede da Oomoto para América do Sul. Nunca devem ser jogados no lixo.

  8. A entrega do Hitogata e Katashiro deve ser feita até o dia 7 de janeiro.

Para saber mais sobre a Atividade Hitogata, assista este vídeo.

Para saber mais sobre a Grande Missa de Setsubun, assista este vídeo.

 

Ficou com dúvida? Escreva para gente.

05- Hitogata.jpg
06- Carteira.jpg
07- Katashiro.jpg

Embrulhar em um papel limpo o Certificado de Purificação e guardá-lo junto a você.

No caso de bens materiais, pendurar na porta de entrada da casa, ou no retrovisor do carro, por exemplo.

bottom of page