top of page

Sucesso! Natal Solidário da AAC 2022

Atualizado: 19 de jan.



No dia 20 de novembro de 2022, tivemos a oportunidade de realizar em nossa Sede da Oomoto para América do Sul o evento intitulado Natal Solidário. Todos os departamentos participaram desse evento de maneira significativa. Muitos fizeram doações e outros doaram o seu precioso tempo para que a festa fosse um sucesso. Essa festa é realizada na Oomoto do Brasil há 17 anos. Recebemos por volta de 240 pessoas, (crianças da Associação Amigos da Criança - AAC - e seus familiares, autoridades, alguns doadores e voluntários).


A Oomoto do Brasil é parceira da AAC desde a sua fundação em 2004. Tudo iniciou com a ajuda dos jovens do Seinen-bu, aos sábados, antes da missa. Eles iam até a AAC para brincarem com as crianças enquanto suas mães participavam de uma palestra. No ano seguinte, o departamento Seisho-kai abraçou a ideia de ajudar no Natal Solidário e outras colaborações.


No período de pandemia não houve o evento na Oomoto. Esse ano, no entanto, muitos oomotanos comprometeram-se fazendo doações no período de Natal e ajudando em outras necessidades.


Então, esse ano foi muito especial! Todos estavam muito felizes por poderem receber novamente as crianças e suas famílias na Oomoto.


Iniciamos, como de costume, com a Missa de Agradecimento. Foi realizada a Missa com a presença de 76 crianças, seus familiares, autoridades municipais, empresariais e voluntários. Foi emocionante ver a Oomoto com tantos visitantes. Ao término da Missa, todos caminharam até à frente do Templo para a tradicional foto com todos os participantes.



Após a foto, as crianças e seus familiares caminharam até às tendas montadas para aguardarem as orientações e o início do Undo-kai. Sim! É realizado um Undo-kai para as crianças e suas famílias. Enquanto isso, uma equipe prepara o churrasco. Nossa! Imaginem assar mais de mil espetos de carne. Pois, é! E isso tudo é realizado pelos oomotanos voluntários! E o Seinen-bu realiza o Undo-kai com muita motivação. Foi muito gratificante ver todos os departamentos juntos, ajudando nessa tão nobre causa.


Realizou-se uma bateria de jogos, com as crianças e seus familiares. Após, foi servido o almoço. Todas as crianças sentaram-se com seus familiares e almoçaram, espetinho de carne, linguiça, frango, pão, refrigerantes, sorvete e bolo. Após o almoço, teve mais uma bateria de jogos.


E por volta das 15h, a tão esperada hora chegou! A entrega dos presentes pelo Papai Noel. Todas as crianças foram presenteadas com roupas, calçado e um brinquedo, doados por padrinhos. Muitos dos padrinhos são oomotanos.


Um fato relevante foi a participação do Seinen-bu na captação de presentes para as crianças. Por meio da coordenação e orientação do Seinen-bu, a Ri-Happy, uma loja de brinquedos, fez uma campanha, arrecadando brinquedos junto a seus clientes. Com essa ação, conseguiram captar 90 doações de brinquedos para as crianças da Associação. Assim, foram completadas as sacolinhas em que faltavam algum brinquedo. Também foram oferecidos brinquedos aos irmãos das crianças atendidas na Associação. Vieram jogos muito bons e alguns foram deixados para uso de todos, na própria Associação.


Esse ano, a festa foi realizada em novembro por causa da agenda dos jogos da copa do mundo de futebol.


Todos os membros da AAC agradeceram imensamente a ajuda e participação de todos os departamentos da Oomoto. E consideram que o sucesso da festa, sem dúvida, é a união de todos.


A Festa Natal Solidário foi um sucesso porque contou com a ajuda apresentada a seguir. Vejam que maravilha!


Segue relação de todos os recursos físicos e humanos para a Festa Natal Solidário 2022:

1- Estiveram presentes na Festa Natal Solidário no dia 20/11/2022, 76 crianças atendidas pela Associação. Estiveram ausentes 14 crianças.

2- Estiveram presentes 14 irmãos das crianças assistidas pela Associação.

3- Estiveram presentes: 30 pais, 57 mães, 2 padrastos, 1 avô e 4 avós.

4- Estiveram presentes 4 Padrinhos, não oomotanos.

5- Estiveram presentes 3 Autoridades e 3 Empresários.

6- Contamos ainda, com a presença de 9 voluntários convidados pela Associação; 5 funcionários e 11 voluntários da Associação, além de 22 voluntários da Oomoto.

Total de pessoas presentes: 240 pessoas.


Agradecemos e esperamos poder contar com a ajuda de todos para o próximo ano!


Conheça mais este projeto e acesse a página da AAC no Facebook.


*Texto redigido por Roseli Machado.