Seja Bem Vindo!  

Omooto do Brasil

"Seja você aquela pessoa que consegue assobiar uma canção feliz mesmo em momentos de crise"

 

Hidemaru DEGUCHI

Noticias

40º Encontro de Jovens da Oomoto do Brasil

Por Paulo Takeshi Fujimoto - missionário e psicólogo

Com colaboração de Claudio Yoshinobu Fujimoto - missionário e advogado

 

Introdução 

O acesso às informações no mundo hoje é muito rápido. Pesquisas cientificas, depois de validadas, prontamente ficam acessíveis; cotações de moedas estrangeiras e digitais são descobertas em segundos; notícias do mundo são sabidas ao vivo; conectar com pessoas do mundo inteiro está muito mais fácil e simples. O exemplo mais simples é esse artigo: escrevemos do Brasil e enviamos por e-mail para o nosso pai que está no Japão.

 

Esse é o nosso cenário mundial atual, com um crescimento tecnológico rápido e surpreendente. Essas facilidades ao mesmo tempo que benéficas, podem ser também brutais e até mesmo fatais. Portanto, sempre merecem grande atenção, até mesmo, sabedoria.

 

 

Kihon - Princípio 

Pensando nessas mudanças e evoluções diárias, tentamos sempre inserir temas atuais em atividades que realizamos a jovens, adolescentes e crianças. Em 2013, por ocasião da visita do então presidente do departamento de jovens, o sr. Yasuyoshi Komagata, realizamos nossas principais atividades voltadas ao público de 6 anos a 15 e depois, a partir de 15 anos, com o tema “Agradecendo o passado, construindo o futuro”, pois de nada valia evoluir, sem sermos gratos às gerações anteriores.

 

Durante a sua estadia para o 40º Curso Infantojuvenil da Oomoto do Brasil, o sr. Komagata levantou muitos pontos interessantes a serem abordados, como o Mottainai, Kihon (princípio), entre outros baseados em uma importante saudação da nossa Guia Espiritual. Suas palavras foram inspiradoras e desde então, com a colaboração do missionário especial Yasuharu Fujimoto, procuramos a fundo entender e estudar diversos ensinamentos da Oomoto. Em reuniões regulares, chegamos ao Estatuto Fundamental da Oomoto, cujo capítulo 11 fala:

 

CAPÍTULO 11 – Quatro Grandes Princípios

 

A Oomoto possui os seguintes quatro grandes princípios como leis fundamentais para trilhar o caminho de Deus:

Princípio da Pureza: caminho para a purificação da alma e do corpo.

Princípio da Alegria: caminho para alegrar-se com tudo no universo.

Princípio do Progresso: caminho para o aperfeiçoamento da sociedade.

Princípio da Unidade: caminho para a harmonia centrípeta.

 

Com base nesses grandes princípios, em 2015 a comissão organizadora realizou o 38º Encontro de Jovens com o tema “Oharai - Purificação” e seguimos usando um dos grandes princípios como tema, então, em 2016, “Rakuten - Otimismo”. 

 

 

40º Encontro de Jovens da Oomoto do Brasil 

 

Nos dias 22 e 23 de julho de 2017, foi realizado o 40º Encontro de Jovens da Oomoto do Brasil - Progresso, com a participação de 18 participantes de diversas regiões do país, por exemplo, participante de Belo Horizonte-MG, localizado a aproximadamente 800km da sede da Oomoto para América do Sul.

 

Eram participantes com idades a partir de 15 anos que vivem num mundo onde tudo é imediato, rápido e acessível. São muito mais informados e questionadores quando comparadas às outras gerações. Talvez, todo esse cenário promova maior ansiedade e possível sofrimento. Tendo isso em mente, a comissão organizadora do evento procurou abordar o tema Progresso com base nos ensinamentos da Oomoto, bem como utilizar algo rotineiro do nosso dia-a-dia, isto é, a tecnologia, avaliando os prós e os contras.

 

De acordo com dados estatísticos da Organização Mundial da Saúde (OMS), estima-se que 1 milhão de pessoas se suicidam por ano no mundo, uma morte a cada 40 segundos. No Brasil, a taxa é alarmante: 5,6 casos para cada 100 mil habitantes, numa população entre 15 a 29 anos de idade. Anualmente, a Associação Brasileira de Psiquiatria e o Conselho Federal de Psicologia promovem o “Setembro Amarelo”, uma campanha de prevenção ao suicídio, já que em muitos casos, a morte poderia ser evitada.

 

Esse foi um subtema trabalhado com cuidado, pois essas taxas também estão muito ligadas com o mau uso da tecnologia. Por exemplo o ciberbullying, um bullying (em japonês é ijiware) perseguições feitas pela internet através de redes sociais (como Facebook, Twitter). Muitas vítimas não conseguem lidar com tamanho sofrimento, adoecem e em casos mais extremos, morrem.

 

Essa é a atual realidade, não dá para simplesmente fechar os olhos e fingir que não acontece.

 

Para tanto, muitas atividades organizadas proporcionavam aos participantes a criar e aprimorar ferramentas internas (sentimentos) para se previnir e lidar com determinados tipos de sofrimentos. Por exemplo, para lidar com a ansiedade exagerada, técnicas de respiração e Chinkon.  

 

Além disso, foram promovidas muitas atividades em grupo, procurando exercitar a empatia (a capacidade de se colocar no lugar do outro) e o convívio social para que o verdadeiro e saudável progresso se instale e perdure harmoniosamente. Por exemplo, atividades culinárias em que todos precisavam criar diversos pratos, mas nem todos tinham os ingredientes necessários, sendo preciso trocar entre si.

 

A possibilidade de entrarmos em contato com os nossos pensamentos e sentimentos, isto é, realizar sempre o que o Mestre Hidemaru DEGUCHI nos alerta, refletir ou fazer uma profunda reflexão, nos permite a conhecer com clareza o que devemos aprimorar e a enfrentar e com isso, saber o que deve ser limpo/purificado, seguir em frente com alegria e otimismo, prosperar e progredir, e então, estabelecer uma harmonia conosco e com os outros.

 

Para mais fotos, clique abaixo:

Fotos do 1º dia.

Fotos do 2º dia.

Outras Noticias

6/9/2017 - Cerimônia Religiosa Mensal de Agosto e Grande Missa de Zui-sei 2017
2/7/2017 - Cerimônia Religiosa Mensal de Julho
25/6/2017 - 33ª Missa em Memória aos Missionários Falecidos da Oomoto do Brasil
4/6/2017 - Missa Mensal de Junho e Missa para o Progresso da Firma e dos Negócios e Pedido de Emprego 2017
28/5/2017 - Encontro de Missionários 2017
13/5/2017 - Curso de Saishiki para Iniciantes
7/5/2017 - Grande Missa de Outono para Antepassados e Missa de MIROKU
25/4/2017 - Cerimônia religiosa em memória ao fundador do Aikidô e ao 2º mestre do Aikidô
9/4/2017 - Curso de Saishiki - oficiantes nível avançado
2/4/2017 - Grande Missa de Outono 2017
12/3/2017 - Bazar de Roupas Usadas - Março de 2017
5/3/2017 - Lançado o Oomoto Video News Brasil
5/3/2017 - Cerimônia Religiosa Mensal de Março e Hina-Matsuri 2017
22/2/2017 - Grupo de Estudos sobre Ensinamento da Oomoto retoma encontros
5/2/2017 - Cerimônia Religiosa Mensal de Fevereiro e de Setsubun 2017
20/1/2017 - 44º Curso Infantojuvenil da Oomoto do Brasil
14/1/2017 - Aprimoramento para Colaboradores do 44º Curso Infantojuvenil da Oomoto do Brasil
8/1/2017 - Missa Mensal de Janeiro 2017
1/1/2017 - Missa de Ano Novo 2017
31/12/2016 - Feliz Ano Novo
 
Missas
Sede: Rua Fernando Pessoa, 720 - Vila Santo Antonio - Jandira - SP
Telefone: 0xx11 - 4707-2410
Copyright© 2010 Associação Religiosa Oomoto do Brasil